undefined

Quando traz a refeição de casa e passa a hora de almoço na sua secretária, provavelmente considera que está a aproveitar melhor o tempo e que, se não o fizer, transmite a ideia de que produz menos. Mas, segundo um estudo recente sobre os padrões de comportamento durante a hora de almoço nos escritórios, afinal a realidade não é essa: os funcionários que não fazem uma pausa para tomar a sua refeição, tendencialmente demonstram mais fadiga e menor produtividade.

Por isso, comece por usufruir da hora de almoço para fazer uma pausa a todo o fluxo de trabalho e recarregar energias. Se tem este hábito muito enraizado, comece por mudar de cenário e saboreie a sua refeição ao ar-livre, num parque ou zona verde. Em alternativa, o simples olhar da janela para um jardim faz com que recupere da fadiga e do stress mais rapidamente.

Pode também aproveitar os espaços para refeições existentes atualmente na maioria das empresas, desde que isso implique sair da sua secretária e fazer realmente uma pausa. O mesmo estudo indica também que os almoços de negócios não devem ser interpretados como intervalos, uma vez que durante a refeição só se fala sobre trabalho. Se estes forem inevitáveis, antes de ir almoçar com colegas ou clientes, tente fazer uma pausa, caminhar um pouco ou fazer algo que considere relaxante como ouvir música, ler um livro ou telefonar a um amigo.