O custo em recursos de um processo de recrutamento é elevado. 
E os custos decorrentes de um mau recrutamento são ainda maiores.
Para aumentar as hipóteses de um recrutamento de sucesso aconselho seguir vários procedimentos.

  1. Imagine o candidato ideal para a posição desejada. Defina e liste as suas características pessoais e os conhecimentos desejáveis do candidato à posição que oferece. Discuta o assunto com os restantes interessados no assunto.
  2. Crie um anúncio apelativo e que reflita fielmente a sua empresa e a função a preencher. Inclua o perfil do candidato desejado, com uma linguagem simpática. Defina o modo de responder ao anúncio, não pedindo simplesmente o envio do CV. Liste os temas que o candidato deve focar na sua carta de apresentação de modo que essa resposta reflita a sua motivação e capacidade para seguir diretivas difusas. Assim, irá conseguir filtrar os melhores candidatos, reduzir o número de entrevistas e poupar tempo.
  3. Experimente o texto do anúncio, simulando a situação com respostas internas ao anúncio e melhore o anúncio.
  4. Organize a entrevista listando o que deseja ficar a saber: Antes da entrevista, leia cuidadosamente o curriculum e durante a entrevista, deixe a conversa fluir, apresentando situações de resposta em que o candidato possa participar ativamente. E se houver pausas não tenha pressa em quebrá-las e observe o candidato. Se não é um ?bom leitor de pensamentos? peça a alguém bem dotado neste domínio que assista à entrevista. Regra geral, as respostas mais sinceras permitem uma avaliação mais fiel do real potencial dos candidatos. Faça o relatório preliminar da entrevista logo após esta terminar.

    Após a seriação dos candidatos, não hesite em marcar segunda entrevista se tiver dúvidas.