Se fizer esta pergunta a um europeu ou norte-americano a resposta que provavelmente vai ouvir é que a língua mais falada no mundo é o inglês. E, de fato, é incontornável a sua importância como idioma-chave do mundo dos negócios e das relações internacionais, sendo incontestavelmente a mais escolhida como segunda opção de aprendizagem, depois da língua materna.
©morgeFILE.com
No entanto, chegar a uma resposta consensual é bastante mais intrincado do que parece, sobretudo devido às diferenças entre os estudos existentes sobre esta matéria. Por exemplo, a língua hindu aparece em primeiro lugar em alguns relatórios e noutros em quinta posição?. A SIL International é uma das entidades mais credíveis a este respeito, pois há várias décadas que se dedica à catalogação das todas as línguas, ditas vivas, do mundo que são 7.105. Atualmente o ranking das línguas com pelo menos 50 milhões de falantes como primeira língua é o seguinte:


1- Chinês
2 ? Espanhol
3 ? Inglês
4 ? Hindi
5 ? Árabe
6 ? Português
7 ? Bengali
8 ? Russo
9 ? Japonês
10 ? Javanês (Indonésia)

Alguns factos curiosos:  o espanhol é o idioma mais ensinado nas escolas inglesas; o mandarim é o mais falado apenas no próprio país de origem, a Republica Popular da China, devido ao tamanho e à densidade populacional deste país; o português, como sabemos, ainda é bastante falado devido à herança deixada pela colonização de países de África e América do Sul.