É fácil encontrar quem considere que trabalha imenso e que, dificilmente, conseguiria trabalhar mais. Saiba que se pode trabalhar não com mais esforço, mas de um modo mais produtivo. Saber "desligar" e ter tempo de lazer para estar com a família, praticar desporto, descansar e dormir bem, são meios de obter o máximo possível de produtividade enquanto se está a trabalhar.

A teoria parece simples, mas pô-la em prática é mais complicado sobretudo se já fica muito para além do horário de saída, pensa naquele projeto a caminho de casa, ou num outro quando está a tentar adormecer, tem uma ideia enquanto está no duche e é o primeiro a entrar no escritório no dia seguinte. Se se revê nesta descrição, tente equilibrar a sua vida com as seguintes sugestões:
 


- Faça pausas
Quando os e-mails não param, ou os telefonemas são incessantes, é difícil fazer uma pausa. Sabia que, em média, o cérebro humano só consegue estar focado durante 90 minutos de seguida? Depois, precisa de descansar, de modo a poder recuperar para mais 90 minutos com elevado desempenho assegurado. Experimente!
 
- Trabalhar por ?blocos?
A ideia passa por definir exatamente o que quer fazer, durante um determinado período de tempo ou espaço. Se trabalha num escritório, terá que fazer uma lista exaustiva das suas tarefas em cada bloco de tempo; como freelancer pode, por exemplo, deslocar-se por cafés, ou espaços de estudo, e estipular exatamente o que tem que fazer em cada um deles. O fato de estar focado, vai aumentar a sua produtividade.

- Primeira tarefa: verificar o e-mail
Aumentar a produtividade passa por saber identificar quais são as questões prioritárias. E, para estabelecer a sua lista, tem que ter noção de tudo o que lhe foi enviado. Assim que começa o seu dia de trabalho, verifique os seus e-mails e fique com a ?imagem? completa do que se está a passar.

E você, tem alguma sugestão para trabalhar de um modo mais produtivo?