Como prometido, esta semana vamos ver qual é o modo mais simples de usar filtros nos glossários. Imagine que já elaborou a sua estrutura-base e que, entretanto, foi alimentando o seu glossário de tal modo que este já atingiu um respeitável volume. O seu problema passou a ser o de encontrar a informação que tanto lhe custou a acumular. É aí que entram os filtros, pois vão ajudá-lo a reduzir os campos de procura e assim efetuar uma pesquisa mais eficaz.
Se quiser filtrar texto, na folha de Excel selecione o intervalo de células correspondente ao texto que pretende; depois vá ao separador BASE>ORDENAR E FILTRAR>FILTRAR. E já está.


Para criar os chamados ?critérios? de busca, no separador acima mencionado FILTRAR, escolha FILTRO PERSONALIZADO e na caixa à direita escreva a palavra que pretende; pode até fazer uma busca por letra ou número.
Pode criar tantos filtros quantos os necessários e consoante os campos mais relevantes para o trabalho em questão. Agora é a sua vez: experimente criar o seu sistema de filtragem.

Para a semana vamos dar-lhe mais uma dica sobre como os filtros podem ser preciosos para o seu glossário e contar-lhe tudo sobre a validação de dados.