Sim, sem dúvida. Sendo tão importante para comunicar com eficácia, é essencial que tenha noção do que deve evitar fazer, quando está a conversar com alguém:


Não ouvir
Este é o erro mais comum nas conversas. Aprenda a ouvir o que o seu interlocutor tem para lhe dizer, respeitando o tempo em que ele está a falar. Assim que o começar a fazer, vai detetar outras possibilidades de rumos que a conversa poderá tomar.

Ter sempre razão
Tem mesmo que estar sempre a provar que o seu ponto de vista é o correto? Evite sobrepor a sua opinião em relação às demais ou discutir. Ninguém fica impressionado pelo facto de ser o ?vencedor? de todas as conversas. Tente simplesmente relaxar, ouvir e manter uma conversa amigável e positiva.

Evitar perguntas com resposta fechada
Ou seja, em que a pessoa possa responder apenas sim ou não. Por exemplo, se ouve o seu colega dizer que foi ao cinema com amigos, pode perguntar qual foi o filme que foi ver, se gostou ou qual é o seu género preferido de filmes. Mesmo se as respostas forem vagas, insista um pouco, pois a pessoa até sabe ser concreta, só tem que pensar um pouco. Deste modo, consegue manter uma conversa durante mais tempo.

Fazer demasiadas perguntas
Está a conversar ou a fazer um interrogatório? Se tem esta tendência tente alternar perguntas com afirmações. Ainda em relação ao exemplo da ida ao cinema, podia continuar dizendo que também tem esse hábito, que gosta de um determinado ator ou que já teve oportunidade de ver o mesmo filme. Daqui, a conversa pode fluir para muitos outros sub-temas.

Bloquear
Acabou de conhecer uma pessoa, esgotaram os habituais tópicos iniciais de conversa e começou a ficar com uma sensação de incómodo bloqueio. Pode recorrer a tópicos como comentar as notícias do dia que ouviu na rádio ou na televisão; ou falar sobre as séries mais badaladas da televisão. Outra alternativa: fazer comentários sobre o sítio onde estão ou algo que está à vossa volta.


Fonte: Edberg, Henrik in?Do You Make These 10 Mistakes in a Conversation??